Se pensa que a única função do óleo é lubrificar o motor, desengane-se. A mudança de óleo é indispensável para o bom funcionamento do seu veículo. Com o tempo, o óleo e o filtro do óleo começam a acumular partículas, impurezas e sujidade que põe em causa a sua eficiência. É nesse preciso momento que a mudança de óleo se torna essencial. Deve fazer a mudança do óleo e do filtro do óleo com regularidade, para garantir que tudo segue sobre rodas.
Estas são as 5 funções principais do óleo do motor:
- Lubrificação: uma das principais funções do óleo é lubrificar as peças do motor e diminuir a fricção entre si. A sua película protetora elimina o contacto entre metais e peças em movimento, diminuindo o consumo de energia.
- Arrefecimento: o óleo reduz o calor gerado pelo atrito entre as peças e arrefece os componentes do motor.
- Limpeza: o óleo coloca em suspensão as impurezas, poeiras, resíduos de combustível e as partículas de desgaste que depois se depositam no filtro. Assim, mantém o motor limpo e evita a acumulação de sujidade, desgaste ou paragem prematura dos segmentos, bem como a formação de depósitos no cárter.
- Anticorrosivo: o óleo protege as superfícies internas do motor da corrosão causada pela água e pelos ácidos resultantes da combustão.
- Vedação: a película de óleo contribui para a vedação dos pistões, para fazer uma boa compressão e conservar o potencial do motor.